Sejam Bem-Vindos!!!!!!!

Visite Sempre nosso Blog e Deixe seu recado!!! Contatos: semed.melhoreducacao.castanhal@gmail.com

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Muitos têm a ferramenta, mas poucos sabem usá-la - 2ª Parte

A educação deve mostrar que não há conhecimento que não esteja, em algum grau, ameaçado. O conhecimento é causa de erros e ilusões. Devemos destacar, em qualquer sitema educacional, as grandes interrogações sobre nossas possibilidades de conhecer. O conhecimento permanece como uma aventura para a qual a educação deve fornecer apoio indispensável.
Conhecemos tudo, menos o principal: de onde viemos; o sentido profundo do que fazermos e para onde nos encaminhamos. A informação é o primeiro passo para conhecer. Conhecer é relacionar, integrar, contextualizar, incorporar o que vem de fora. Conhecer é saber, desvendar, é ir além da superfície, do previsível, da exterioridade. Conhecer é tentar chegar ao nível da sabedoria, da integração total, da percepção da grande síntese, que se consegue ao se comunicar com uma nova visão do mundo, as pessoas e com o mergulho profundo do nosso eu. O conhecimento se dá no processo rico de interação externo e interno.
Levar o aluno a construir seu conhecimento é um grande desafio para a escola, já que, de forma geral, os alunos estão habituados a um sistema de aprendizagem socrático, no quaol eles dependem de um professor para prestar atenção. Relembrando Piaget, "Quem decora esquece, quem constrói jamais esquece".
Na escola, sua principal contribuição é construir uma ponte entre o mundo real, isto é, o das sociedades modernas em constante transformação, e o mundo da escola, que tem diante de si a tarefa de formar os cidadãos.

Fonte: Idem I

Nenhum comentário:

Postar um comentário